17 março 2007

Sesmaria da Poesia Gaúcha
12ª Quadra – 08 de setembro de 2007 - Osório/RS


SESMARIA DEFINE HOMENAGEADO: LUIZ CORONEL


O poeta e compositor Luiz Coronel é o homenageado da Sesmaria da Poesia Gaúcha – 12ª Quadra, festival de poemas que programado para o dia 08 de setembro de 2007, no auditório da Câmara de Vereadores do município de Osório.
Um dos nomes mais respeitados no ambiente cultural do nosso estado, Coronel se considera um regionalista. É um dos participantes pioneiros do movimento nativista, possuindo diversos prêmios como letrista em Califórnias da Canção. Dentre suas obras estão: Cordas de Espinho, Gaudêncio Sete Luas, O Tempo e o Vento, Guitarreio para um Guitarrista, Pilchas, O Pai, Mundaréu, Retirantes do Sul, Cavalos do Tempo, Baile de Máscaras, Pirâmide Noturna, Lunarejo e Buçal de Prata, entre outras.
A literatura de Coronel recebeu vários prêmios, como por exemplo: Prêmio Influencia Poesia Espanhola, concedido pela Universidade de Pamplona, Espanha, em 1990. Prêmio Octávio Paz, da Revista Plural, Universidade do México.
Com 36 livros publicados, o autor também escreve poemas há mais de dez anos para as páginas do Correio do Povo. Há 17 anos recita poemas no programa Câmera 2, da TV Guaíba.
Além de poeta e compositor, Luis Coronel é bacharel em ciências jurídicas e bacharel em sociologia. Também é publicitário.
Atualmente é presidente a ALAP (Associação Latino Americana Internacional de Publicidade). Palestrante permanente discorre sobre arte e comunicação. Seu trabalho tem ampla fortuna crítica avalizada pelos maiores escritores brasileiros. É diretor institucional da Agência Matriz e presta assessoria a direção da Cia. Zaffari. A Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório, desde sua primeira edição, tem homenageado personagens de destaque no cenário cultural rio-grandense, notadamente na valorização da poesia e da arte declamatória. O primeiro a ser lembrado foi Darcy Fagundes. Nas edições posteriores, as homenagens foram para Jayme Caetano Braun, Luiz Menezes, Antônio Augusto Ferreira, José Hilário Retamozo, Telmo de Lima Freitas, Antônio Augusto Fagundes, Colmar Pereira Duarte, Francisco Pereira Rodrigues, Alcy Cheuiche e Tabajara Ruas respectivamente

Nenhum comentário: