25 janeiro 2007

ROBERTO LUÇARDO GRAVA COM NANA CAYMMI

Cantor e compositor conhecido no nativismo do Rio Grande do Sul começa a gravar disco com grandes nomes da música popular brasileira

* Por Pablo Rodrigues

Conhecido nestas bandas por causa da música nativista de fundamento, o cantor e compositor Roberto Luçardo começou recentemente no Rio de Janeiro um projeto diferente: a gravação de CD com canções de música popular brasileira (MPB). E o início, sob a benção de Nana Caymmi, não poderia ter sido melhor. A filha do Dorival, no entanto, não é a única grande personalidade do mundo da música brasileira a participar do disco. O pianista e arranjador Cristóvão Bastos (conhecido pelas parcerias musicais com Chico Buarque), o baixista Jorge Hélder, o violonista João Lyra e o baterista Jurim Moreira também integram o time de instrumentistas. José Milton, produtor de artistas como Emílio Santiago e a própria Nana Caymmi, assinará a produção do CD de Roberto Luçardo. Bastos será o diretor-artístico do projeto pioneiro na carreira do músico gaúcho e que irá lançá-lo em nível nacional.
Gauchinha bem-querer, de Tito Madi, é a canção que Nana Caymmi gravou com Roberto Luçardo. Cristóvão Bastos concebeu arranjo limpo com quatro instrumentos: piano, baixo acústico, bateria e violão. “O próprio Cristóvão me falou que é uma honra poder cantar com a Nana, uma diva da música popular brasileira”, afirmou Luçardo. E acrescentou orgulhoso: “Sou o segundo gaúcho a cantar com ela. O primeiro foi Nélson Gonçalves”. A outra canção que já está gravada é a conhecida Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos. “O resto do repertório será escolhido por mim e pela Nana. Ela me disse que nos discos dela chega a levar seis meses para escolher as músicas”, afirmou o músico natural de Piratini. Luçardo disse que a intenção é terminar o disco em 2007. Para isso, no entanto, alguns acertos financeiros precisarão ser realizados. “A idéia é compor algo em conjunto com estes grandes mestres da música. Em março devo estar indo de volta ao Rio de Janeiro para conhecer outros compositores como Ivan Lins, Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Dori Caymmi e o próprio Chico Buarque”. As primeiras gravações de Roberto Luçardo no Rio de Janeiro ocorreram no estúdio Cia dos Técnicos, em Copacabana, local pelo qual passaram grandes nomes da música popular brasileira.

* Pablo Rodrigues - Jornalista do Diário Popular da cidade de Pelotas - RS. Matéria divulgada em 28/12/2006.

Nenhum comentário: